África do Sul é ali ao lado

Portugal is on track to win South Africa
Portugal está en camino de ganar Sudáfrica
Le Portugal est sur la bonne voie pour gagner l'Afrique du Sud
Il Portogallo è sulla buona strada per vincere il Sud Africa

Hoje o meu astral está  animado : a Selecção Nacional apurou-se para o campeonato do Mundo na África do Sul. Temos de prontos para celebrar agora a Vitória do Mundial. E já que o meu Sporting anda pelas ruas da amargura salva a honra do convento a vitória da selecçaõ Nacional, e longe ficam as críticas do treinador ou dos jogadores. O Sporting está mergulhado numa crise que não adianta tentar esconder. O grande mal do Sporting é, na minha opinião, de natureza estrutural, começa bem lá no topo da pirâmide. E se o bom futebol praticado em tempos escamoteou essa realidade, seria lógico que, mais cedo ou mais tarde, se chegasse ao ponto actual. Era inevitável que o desempenho dentro do campo começasse a reflectir a inadequação do projecto leonino.


Existem muitas pessoas que protestam contra a apatia do povo aos problemas sociais do país e sua exaltação ao futebol odiando este desporto, porque uma coisa não tira lugar à outra. Acredito que o futebol tem um lugar priveligiado em relação a outros desportos, deve ser dada oportunidades aos outros desportos, embora reconheça que por razões culturais ele tem um peso muito grande na nossa sociedade. E, como tudo o que movimenta dinheiro esou influências está sujeito à corrupção, não é o futebol que deve ser posto em causa mas os que se movimenta dentro dele para esses mesmos interesses. Mas, hoje, um pouco levado pela alegria de vitória temos de a saborear. Está-me no sangue, é mais forte do que eu.
Adoro torcer, vibrar pelas minhas equipas e que são Sporting e como é óbvio a Selecção Naciuonal . Gosto da adrenalina de passar 90 minutos acompanhando as bolas na área, as tentativas frustradas de golo, 10 minutos ainda dá tempo, termina o jogo e fica-nos a desculpa que o árbrito é filha da puta (ser mãe de árbrito não é muito honroso). Estas e outras irracionalidades dão sal ao futebol quando nãs elevadas ao seu exponencial máximo e partir para a obsessão ou violência, porque futebol é mais que único meio de conservar no homem as qualidades do homem primitivo.Ontem os adeptos da Bósnia foram um pouco exemplo disso mas, também está presente no futebol nacional.

Albert Camus, um escritor e filósofo nascido na Argélia, viveu sob o signo da guerra, fome e miséria, elementos que, aliados ao sol, formam alguns dos pilares que orientaram o desenvolvimento do pensamento do escritor. Camus era o guarda redes da seleção universitária, o seu amor para com o futebol seguiu-o durante toda a vida, referiu: "Tudo quanto sei com maior certeza sobre a moral e as obrigações dos homens devo-o ao futebol." Todos os sentimentos que o futebol fazem -nos compreender quanto somos estrangeiros em nós próprios.



Pensem nisso



António Veiga

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.