Tempo de Aniversário

Nous sommes proches de l'anniversaire de la révolution du 25 avril avec laquelle tout le monde aspiraient à une destination plus juste et égalitaire pour le Portugal.
We are close to the anniversary of the revolution of April 25 with which they longed for a more just and egalitarian destination for Portugal.
Estamos cerca del aniversario de la revolución del 25 de abril con el que deseaba un destino más justo e igualitario para Portugal.
Siamo vicini all'anniversario della rivoluzione del 25 aprile con la quale desiderava una destinazione più giusta e egualitaria per il Portogallo.
O tempo vai vincando a utilidade ou desvanecendo-a, pois o tempo dirá tudo à posteridade. É um falador. Fala mesmo quando nada se pergunta. Os 63 anos ao serviço ao concelho, é sem dúvida algo que nos devemos congratular e estar gratos.
Por isso, o Notícias de Vizela, não só está de Parabéns, mas Vizela também está enaltecida, por se passar mais um ano que o seu mais velho Jornal comemora um aniversário. Atravessou mais de 6 décadas da história do concelho, mas nos tempos que correm a sua utilidade e o seu trabalho é vital, permitindo uma informação e divulgação da notícia mais abrangente que não forçosamente pacífica, onde a crítica pode ter lugar, pois a crítica é condição de crescimento e maturidade para uma região, e concerteza será sempre essa a vontade desse jornal. A vontade é impotente perante o que está para trás dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo, é a angústia mais solitária da vontade. A liberdade de imprensa é uma conquista de Abril e, como toda a forma de liberdade não são direitos adquiridos mas, que se conquistam no dia a dia.

A revolução dos 3 D (Desenvolvimento, Democracia e Descolonização), tem ao longo dos tempos ganho anticorpos com vontades de a adulterarem. Alguns deles inerentes ao próprio sistema que remontam a uma continuidade quase hereditária dos tempos salazaristas, outros autênticos penetras, criticam e negam-se nos os partidos mas circulam e servem-se deles em proveito próprio, alegadamente para alimentarem as suas vaidades, redutos egocêntricos, ou os seus interesses como um lugar ao sol ou uma colocação mais conveniente. Rastejam para oportunamente se porem de pé atacarem e injectarem o seu veneno na democracia, tal qual serpente. Sorriem à democracia que lhes convém mas, fecham a porta a Abril e suas ideias. Não serão cantos de sereia, imbuídos em prováveis má vontades, que barrarão o curso ou o ruma à História da Democracia, ficarão provavelmente, como maus exemplos, mas num país que apesar ser laico tem raízes profundamente católicas o arrependimento é sempre possível. Político ilustre dizia: “…as democracias dos países que há no mundo, devem mais aos seus rochedos ou ao mar que as defende, pois tem-se provado na história que homens só raramente são dignos de as defender e governar, onde a democracia continua a ser apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes”. A vantagem da democracia é permitir pensar de maneira diferente, ver a sociedade de maneira diferente, mas no entanto devem ser dadas a todos as mesmas oportunidades, quer como entidades individuais ou colectivas, aí talvez comece um princípio de igualdade.

Pensem nisso

António Veiga

1 comentários:

Rosa Maria disse...

Caro António,
Fico feliz que as informações postadas em meu espaço possam acrescentar positivamente em tua jornada. Obrigada por 'linkar' o endereço de meu Blog, muito me alegra.
Desejo um ótimo final de semana!
Um abraço :)

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.