Engrandecer a Cultura

A cultura ensina, porque a aprendizagem cresce
La cultura insegna, perché l'apprendimento si sviluppa
La cultura enseña, porque el aprendizaje crece
La culture enseigne, parce que l'apprentissage se développe
Pertinentemente um cibernauta de Vizela alertou para o facto do edil não valorizar a proposta para Vizela ser a cidade da música e argumentou duma forma sagaz. A academia de música e o apoio dado à sua criação pelo edil anterior foi talvez uma das boas apostas do anterior presidente da câmara, que no futuro trará indubitavelmente mais valias a Vizela. Esta recusa do actual presidente, provavelmente terá fundamentos de cariz político, é na minha opinião um erro estratégico. Vizela e Portugal devem orgulhar-se da sua cultura e devem engrandecê-la, porque isso lhes trará mais riqueza no futuro e isso ainda se torna mais premente em tempos de crise. Em épocas de crise e diminuição dos recursos económicos a arte (literatura, cinema, música, pintura, escultura) entra quase sempre em conflito com as classes dominantes, com o poder instituído, com as normas de vida estabelecidas. Em revolta aberta, o artista, originário por via de regra da média e da pequena burguesia ou mais raramente das classes proletárias, contesta o statu quo, propõe soluções revolucionárias; em épocas mais abastadas o artista pode permanecer numa atitude idêntica de inconformismo; porém, os resultados da sua actividade de criação e reflexão tornam-se matéria vendável, embora a liberdade no mundo capitalista monopolista torna-se tanto mais perigosa quanto absorve, ou procura absorver, as próprias formas políticas de exercício das liberdades ditas essenciais e uniformiza formas de arte.
Quer se goste ou não os povos do leste são dos povos que mesmo em situações de menos ostensão de riqueza sempre a valorizaram e dão um local de destaque às artes e cultura. As artes são fundamentadoras do associativismo e simultaneamente da mobilização pública, um dos discursos mais conseguidos do actual presente da câmara foi na cedência de sede a quatro instituições culturais da cidade quando disse: “Está provado que um jovem que integre uma associação tem muito mais potencial de ser uma pessoa activa na sociedade. Aprende a partilhar, a trabalhar em equipa, a dialogar e a criar novos projectos”. Importa dar continuidade e, concerteza negar a oportunidade de Vizela ser a cidade da música não vai na mesma linha de pensamento. Mas a cultura prolifera no município e a recente criação de 2 organismos culturais é prova disso e ambos em Tagilde: um com raízes etnográficas (rancho folclore) outro com intervenções mais dum carisma cultural e social ASSOCIAT, a ambas desejo que cumpram o pleno dos seus objectivos.Tanto mais que este sábado a ASSOCIAT, da qual faço parte, fez o primeiro evento , com a presença de Odete Santos e penso ter sido um evento interessante e conseguido para a freguesia, e assim a ASSOCIAT ~irá pondo no mapa Tagilde coisas que outrios prometeram: Pois a aposta na cultura é sempre uma mais valia é o legado das gerações futuras., que não se lhe fechem as portas.


Pensem nisso

1 comentários:

julio e. disse...

dado lo vasto de sus intereses entre ellos la lectura la comida y el español le invito a usted a mi blog donde podra combinar estos intereses. saludos y lo espero

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.