Queda e ascenção do buraco

Lorsque les opportunistes et d'incompétents au pouvoir démocratiquement élus, on peut dire sans doute que la société a atteint le degré le plus abject de la corruption:
When the opportunists and incompetents are in power democratically elected, we can say without doubt that the society has achieved the most abject degree of corruption:

Quando gli opportunisti e incompetenti al potere democraticamente eletti, si può dire senza dubbio che la società ha raggiunto il grado più abietta della corruzione:

Cuando los oportunistas e incompetentes llegado al poder democráticamente, puede decir sin duda que la sociedad ha alcanzado el grado más abyecto de la corrupción, porque si es por aumento de la naturaleza inferior es siempre una monstruosidad, cuando este aumento será obtenida por populares, nos vemos obligados a concluir que la monstruosidad se ha enquistado en el propio sistema.




No jogo da vida, as derrotas deixam marcas, as feridas fazem mesmo doer, muitas vezes não recuperamos aquilo que perdemos. Estamos ancorados à realidade e, por isso, para nos divertirmos, para nos sentirmos como aventureiros no meio de tudo isto, temos necessidade de coragem. E de não calarmos aquilo que dentro de nós nos chama a um sonho, clama por aventura, pede para fazermos com a vida qualquer coisa que seja grande. A vinda do FMI para Portugal vai abalar o país, implicando sacríficios que aos poucos desgastará a força de lutar .Uma única força move o mundo: o interesse. Temos horror às situações cujo controlo não está nas nossas mãos. A verdade, porém, é esta: as situações que realmente nos fazem crescer são precisamente aquelas que não comandamos. Os povos têm os governantes que merecem; e, quando o governo é democrático, este mecanismo é ainda referendado pela soma dos votos. Quando os oportunistas e os incompetentes chegam democraticamente ao poder, pode dizer-se sem ponta de dúvida que a sociedade atingiu o grau mais abjecto de corrupção; pois, se elevar o que é por natureza inferior é sempre uma monstruosidade, quando essa elevação se obtém por vontade popular, somos forçados a concluir que a monstruosidade está enquistada no próprio sistema.

Com as eleiçoes há perpectivas de mudança, mas já se fala em maiorias porque ninguém quer falar com ninguém, senhores de falsas verdades clamam o poder absoluto tal qual ditadores, pois uma democracia adulta e madura permite governos minoritários capazes de falarem com as oposições e oposições responsáveis que cooperam pelo colectivo. Pluralidade que não se reduz à unidade é confusão; unidade que não depende de pluralidade é tirania. No regime democrático, todos os partido gastam todas as energias para demonstrar que os demais partidos não têm competência para governar. E todos eles estão certos. De costas voltadas cansam-se com batalhas sem nexo, procuram a segurança mentirosa de uma vida sem grandes desafios, raciocinam a partir de falsos princípios e raciocinam mal de acordo com os seus próprios princípios. É preciso que Portugal se reinvente com o seu povo, mesmo sob a sombra do FMI. Uma ave deve voar, mesmo que o céu esteja cheio de abutres. É preciso acreditar, mudar, inventar, dinamizar,  sonhar e criar, A criatividade consiste apenas em perceber o que temos, pois os sapatos direito e esquerdo só foram inventados há pouco mais de um século, e os pés sempre lá estiveram.e nós temos o mar aqui tão perto há tantos anos  Precisamos sair do buraco enquanto, ainda não há terra em cima. 
O país deriva em mares de incerteza e tempestades do FMI e com o olhar controlador duma Europa atribulada,  a natureza vai acontecendo ignorando a estupidez Humana e recompomponde-se ostenta a beleza da sua bonomia, oferecendo lições de vida. Há flores que crescem no esterco. Ou entre duas pedras, com as raízes aconchegadas entre meia dúzia de grãos de terra que o vento arrastou. E talvez sejam verdadeiramente mais  belas do que as outras, que alguém colocou num grande jardim e regou e adubou  abundantemente. Com os países acontece algo de muito semelhante. Quando parecem existir todas as condições para que um país se desenvolver harmoniosamente, cheio de potencialidades e qualidades, sucede frequentemente que esse país torna-se submisso e estagnado, acabando por não passar de aparência que o poder financeiro despoleta e impõe. Talvez se semeiem mudanças e brotem num Verão rubro de cores escarlates. 

Pensem nisso

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.