Um Mundo melhor...

It's nice to imagine a better world but it is more real to see the spring in the garden of my house.
È bello immaginare un mondo migliore, ma è più reale di vedere la primavera nel giardino di casa mia.
C'est agréable d'imaginer un monde meilleur, mais il est plus réel voir le printemps dans le jardin de ma maison.
Es bueno imaginar un mundo mejor, pero es más real ver la primavera en el jardín de mi casa.
Imaginar um mundo melhor é sempre um sonho permanente mas adiado na cabeça de cada um de nós, porque no dia a dia esse sonho vai desvanecendo. Basta pensarmos que são sempre os mesmos a carregar o fardo das crises, e os beneficiados das crises são meia dúzia  que estão na maioria das vezes na sua origem. É óbvio que ninguém idealiza um mundo em que responsáveis de serviço se acobardam e cuidem de forma diferenciada ( e pretendam que os seus súbditos lhe sigam as passadas), quem pensam que é distinto pelo simples facto de ter muitas "cunhas" ou simplesmente haver a hipótese de ser familiar de quem assegure carreira. Nestas pequenas coisas ilustra-se o fracasso da igualdade e corrói-se uma democracia. A corrupção nas suas mais variadas formas corrói os Estados, as democracias em particular, levando ao descrédito de qualquer poder. A própria ascensão está envolta na sua maioria das vezes em formas menos virtuosas do saber mas sim na forma do rastejar ou bajular. Muitos dos críticos quando se vêm ameaçados (ou caminho livre) dum momento para o outro deixam de ser corrosivos e transformam-se em braços direitos dos chefes que à data eram os piores do mundo, mas há que aproveitar a possibilidade: ser esperto. Como poderá um país de espertos ter capacidade organizativa e produtiva? Muitas das vezes em função disto os cargos hierárquicos são postos para ajustes de contas pessoais, políticas ou outras, simplesmente providos de nadas e de coisas nenhumas. É óbvio que a inteligência não é um processo estático mas dinâmico e implica que forçosamente despoleta criatividade, em nada compatível com este modelo, a liderança é natural e simultaneamente cada líder tem um papel mais exaustivo e criativo que exigir cegamente trabalho, porque um verdadeiro líder age e inter-age no todo, e talvez assim consiga um trabalho de melhor quantidade, qualidade e um mundo mais justo.

Talvez tudo isso não passe de imaginários ou ideais, dum mundo com muito mais cor onde os ciclos não se circunscrevem em si próprios. A própria Primavera é o indício que a vida lá fora tem uma ciclicidade permanente mas todos os anos consegue nos fascinar, e lá fora no meu jardim em volta de minha casa a Primavera impõem-se naturalmente, talvez como um verdadeiro líder o havia de fazer. Por ora, venham comigo espreitar, o meu modesto jardim, prenho de Primavera mas já sonhando com o dia ou estação do ano seguinte.

















10 comentários:

ern@zone disse...

To enjoy the spring in the garden of your house is the start of a better world.

Que fotos lindas!

Veiga disse...

Thanks for the comment. True, a better world ever get in our house

Isa disse...

Veiga,
Se eu tivesse um jardim assim já era mais feliz... Eu nem sequer tenho uma casa, nem arrendada! Vivo de empréstimo em casa dos meus sogros, não tenho emprego desde que voltei de Inglaterra... consegues imaginar o sufoco? Sorri por mim às tuas flores.

Um beijo

Isa

Anónimo disse...

te faço companhia neste jardim primaveril para que quando chegar o inverno, possa fechar os olhos e sentir o perfume das flores...
bju querido!
Marcia

Atención Primaria Vigo disse...

Que bonito o teu jardim. Sem dubida é a recompensa por um trabalho bem feito.

Anónimo disse...

"Antes de começar a ler o meu comentário, peço que faças uma coisa:
Solta um sorriso bem rasgado"

Ah meu doce e ja tão querido Mestre!Tu és meu seguidor mais fiel, como nao atender a um pedido seu?? Cuidadoso com as palavras e carinhoso nas intenções, roubas sorrisos meus em todos os momentos,ora ternos, ora cômicos, seja aqui ou acolá, o perfume do seu jardim, será eterno em meus pensamentos!
Obrigada.
Beijo dessa amiga "bobona" que o admira,
Marcia

cathoune disse...

coucou - en tout cas - il fait plus beau chez toi que chez nous - car nous -le temps c'est plutôt moyen - hier, on est allés à la mer, il faisait un de ces vents... Les mouettes n'arrivaient pas à décoller...elles faisaient du "sur place"...
Tu as un bien joli jardin avec des plantes exotiques qui, chez nous - ne vivraient pas...
C'est joli aussi ta maison, que j'aperçois -
Comme je te l'ai dit - j'aime bien quand tu mets des photos... je te fais de gros bisous et te souhaite une bonne semaine cathy

ROSARINHA BASTOS disse...

Vive em harmonia com as leis da natureza e nunca serás pobre.(Sêneca)
Amigo,amoooo te encontrar no meu blog. Grata pelas palavras. Este seu post está belíssimo, a natureza exuberante...
lindo dia! intemasvê!

Isabel disse...

Mon cher Antonio, tes photos de fleurs SONT Exquises ....! Bravo, C'est un baume pour l'âme ...

Maria-Victoria Malela disse...

splendid !

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.