Forças da Natureza

Les politiciens et les gouvernements locaux ont la responsabilité importante d'examiner et de proposer des améliorations au développement des villes, basée sur des solutions techniques dans le but d'une meilleure application de la trésorerie afin de les insérer correctement.
Los políticos y los gobiernos locales tienen la importante responsabilidad de examinar y proponer mejoras para el desarrollo de las ciudades, sobre la base de las soluciones técnicas con el objetivo de mejorar la aplicación de la tesorería a fin de insertar de manera adecuada, la aplicación y las necesidades de mantenimiento de la población .
Politicians and local government have the important responsibility to reflect and propose improvements to the development of cities.
Politici e amministrazioni locali hanno l'importante responsabilità di riflettere e proporre miglioramenti per lo sviluppo delle città.

Nos últimos tempos a Natureza tem mostrado a sua força talvez na perspectiva de reestruturar a sua ciclicidade que o Homem sob qualquer preço ou pretexto vai adulterando. Os fenómenos Naturais têm posto a nu a incapacidade do Homem para defrontar as forças da Natureza e erros crassos como a falta de respeito por regras elementares têm tido como causas perdas de vidas Humanas. A proliferação do ser Humano em todos os habitats levou a que se irrompe duma forma irracional e nada programada. Este crescimento provocou nas cidades, que não estavam preparadas para isto, o acúmulo de infinidades de problemas.

A expansão demográfica desenfreada unida à ausência de planeamento para receber esta expansão, reflectiu-se em consequente ampliação do perímetro urbano das cidades. Estas, na maioria das vezes, não possuíam legislações específicas para absorver este crescimento e não estavam preparadas para o aumento da densidade populacional na ocupação do solo, vindo a acarretar profundas modificações sociais e estruturais no espaço urbano. No planeamento das cidades deve-se levar em consideração a grande diversidade que existem entre elas e a sua dinamicidade, uma vez que apresentam modificações que acompanham a evolução social e a modernidade. Cada cidade apresenta características próprias, advindas da sua origem, que também precisam ser consideradas na gestão das mesmas. As cidades foram nascendo face aos seus recursos naturais e para Vizela, o rio e as Termas estiveram na sua origem. Assim virarmos as costas ao rio ou simplesmente fechar as portas às Termas contribui-se duma forma avassaladora para o seu empobrecimento.

Entre os diferentes factores a serem analisados no plano director podem-se citar o uso do solo urbano, código de obras, código de posturas, estudo de impactos ambientais e de vizinhança, equipamentos urbanos comunitários, entre outros, e procurar respeitar a paisagem inicial. Construir sob leitos de cheia, invadir as margens ou cortar linhas de água pode-se estar a hipotecar o futuro. Os políticos e o poder autárquico têm a grande tarefa de reflectir e propor melhorias para o desenvolvimento das cidades, baseados em soluções técnicas e com o objectivo da melhor aplicação do erário, de modo a inserir nelas, adequadamente, a implementação e a manutenção das necessidades da população. Urge um trabalho de gestão urbana profissional e consciente, capaz de transpor a discussão do nível de preocupações e vontades pessoais para a de preservação da qualidade de vida de toda a sociedade, a função da autarquia é colocar o interesse comum acima do interesse individual ou sectário.

Qualquer cidade e em particular Vizela será a síntese real do pensar e do agir em cada momento de seus decisores (poder) e dos seus habitantes. Ao se fazer a cidade, a trama urbana que a compõe e a identifica vai se alterando conforme o modo de vida de sua população, nas suas expectativas e desejos. Estas mudanças além de exercerem substanciais influências na vida socioeconómica da comunidade, influenciam também no seu sistema de trânsito e transporte, na ampliação necessária da quantidade de equipamentos urbanos comunitários, nos custos da urbanização e no meio ambiente, à qual se deve dar mais relevo. Pois, a Natureza mais cedo ou mais tarde mostra a sua força para cumprir a sua ciclicidade e tentar repor o equilíbrio. O exemplo recente da Madeira evidencia-o. Vizela, não se tem salvaguardado convenientemente quando fecha os olhos para a abusiva construção nas margens do rio ou nas suas linhas de água. Uma terra não é mais rica por ter grandes empreendimentos a ofuscar e a adulterar paisagens mas sim quando em conjunto as harmonizam.

Pensem nisso

António Veiga

3 comentários:

ROSARINHA BASTOS disse...

Meu prezado amigo! Seus comentários acrescem nos parcos conhecimentos que temos. A intenção é essa, provocar a discussão, respeitando a opinião e crença de cada um...lindo dia! bjs

Renata G.F. Scarpino disse...

Veiga, seu blog é sensacional!!!
Parabéns!

Anónimo disse...

Tout d'Abord du Portugal cher ami je vous remercie pour votre commentaire.Je suis d'accord avec vous quant a avoir une âme généreuse pour aimer plus Donner son amour sans compter N'est il pas-Une abnégation de soi-même? S'oublier soi-même au point de Donner tout sans rien recevoir en fais preuve de retour.Je Masochisme Dans ce cas!
Votre blog est extraordinaire et très riche en plus d'informations. Je sais que le Portugal est au bord de la faillite, S'il N'est pas déjà en équilibre! Mais cela ne date pas d'aujourd'hui et je pense que Le passage à l'euro N'a fait son déficit se précipiter! J'adore votre pays et je suis Souvent exaspérée de voir des constructions CES anarchique Dans les villes que j'ai eu l'occasion de traverser.J 'ai été aussi choquée Fiers Edifices par les sportifs Qui Ont Été Réalisés pour la Coupe du Monde d'infrastructures au détriment Que les moins auraient pu Argentés beneficie dépense Avec tout cet argent! Peut-être que je me mêle de choses Qui ne me regardent pas car je sais que le peuple français est fier et je m'en excuse.
Bien amicalement à vous, Pascale.

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.