Algum verde no cinzento

The parks give the color of the cities and are centers of leisure, recreation and relaxation for people.
I parchi danno colore alla città  e sono centri di divertimento, svago e relax per le persone
Les parcs donnent aux villes la couleur, et sont centres de loisirs et de détente pour les gens.
Los parques dan el color de las ciudades y son centros de ocio, recreación y descanso para las personas
.
Quando o país vive afundado numa depressão e num risco iminente de recessão prolongada, a vida das pessoas torna-se mais cinzenta como se poluída estivesse , sem qualquer verde de esperança, com a capacidade anímica debilitada, mais vulnerável, talvez seja por isso que a antevisão do pós eleitoral seja uma imagem decadente em que o poder fica nas mãos dos mesmos: os responsáveis pela má conduta timoneira do país, alimentada pela falta de coragem da população em mudar. No concelho a necessidade de mostrar trabalho pode induzir uma vez mais a uma estagnação ou atitudes precipitadas na salvaguarda dos interesses do concelho como seja: a reabertura das termas. Provavelmente será, uma vez mais, um adiar para calar ou simplesmente uma solução temporária com morte anunciada a curto médio prazo. Um dos investimentos conseguidos pelo actual edil , apesar de haver muito a apontar e se muito se falou, foi a requalificação do parque e a sua ampliação à outra margem. A intensificação, o peso e o cinzento que a edificação urbana comportou tinha de  ser amenizada, suavizada, pintada de cor, pela implementação e distribuição ordenada de espaços verdes, dar vida ao que é inerte como forma de suavizar a rigidez das construções dos erros do passado.

A ideia de criar “pulmões verdes” nas cidades sobressai pela necessidade actual de manter pontes com a natureza no seu sentido mais estrito e o espaço rural envolvente. Esta é a lógica dos parques urbanos de hoje que assumem a sua importância pela integração crescente das políticas municipais de reorganização do tecido urbano. São espaços importantes para a conservação dos elementos da natureza em duas perspectivas: uma é a real, dado que os parques funcionam como “preventivos” de danos, outra é a potencial, uma vez que a manutenção desses elementos é importantes para amortecer ruídos, embelezar o ambiente, melhorar o microclima local e melhorar a qualidade do ar, entre outras; bem como desempenham um papel importante em termos sócio-culturais
A adesão da população à requalificação do parque é notória e isso tem um peso importante na economia regional porque fixa as pessoas mais na cidade. Pese embora o imediatismo exigido, Vizela deve procurar este equilíbrio nas suas políticas de urbanismo, promovendo soluções eficazes e implementáveis, valorizando os espaços verdes criando paisagens de maior cidadania e sustentabilidade e mesmo factores de desenvolvimento económico, não se concentrando apenas numa zona por ser um “caso” político. Talvez daí a importância na continuidade da despoluição e requalificação das margens do rio em todo o concelho duma forma progressiva e sustentável para este se tornar um pólo de desenvolvimento económico e social.
Pensem nisso

5 comentários:

Lou Albergaria disse...

Obrigada por osculadas palavras de carinho!

Beijo grande!

Belo esse parque! Um grande cenário para belos poemas...

cathoune disse...

bisous de cathy et Eugénio pour toi et ta famille

Atención Primaria Vigo disse...

Interesante ;)

Simona Giorgino disse...

Ciao, potrei chiederti una cortesia?

Avrei bisogno di sapere come si dice "MI PIACE DIVERSO" in cubano.
C'è qualcuno che può aiutarmi? :)

ev disse...

Hola Veiga
Muy importante tu tema y el concientizar a la clase política de la necesidad de invertir en esto. No sé como sea en tu país pero aquí en mi país hubo cierta visión de esto al inicio del desarrollo histórico urbano del centro, pero hoy día abrir espacio para el diseño de nuevas plazas-parques es difícilicimo por la expropiación que implica. Uno de los ejes posibles de articulación son los paseo urbanos que se hacen reinterpretando el espacio vial. Otra cosa aquí en total abandono es la cuenca de los ríos en general contaminados por aguas negras y por lo que una renovación por ahí es lenta y costosa, y aunque se está tratando de hacer, su concreción es a muy largo plazo. Se ha tratado de incentivar arborización pero las aceras son estrechas y en muy pocos lugares es posible. Así que todo esto para contarte un poco como es aquí, y preguntarte allá como es en el ámbito de la legalidad. Pueden los municipios intervenir libremente? es su juridicción? Aquí las municipalidades controlan espacio público, pero no la vialidad ni la movilidad urbana, cosa que entra entraba toda iniciativa. Se coordina con la autoridad competente pero igual no toma deciciones en esto. Espero no agobiarte, y un placer siempre visitarte Veiga.
Abrazo

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.