El árbol son obras maestras de la naturaleza, mi pasión por los árboles llevó a mi amor por el arte del bonsai.
L'albero è un capolavoro della natura, la mia passione per gli alberi hanno portato al mio amore per l'arte del bonsai.
Les arbres sont des chefs-d'œuvre de la nature, ma passion pour les arbres a conduit à mon amour de l'art du bonsaï.
Uma das minhas paixões são as árvores pelo que representam em termos de beleza, pela sua imponência e utilidade, sendo obras de arte absolutas da natureza, que nos podem levar à meditação, ultrapassando o lado meramente botânico e as considerarmos como plantas permanentementes lenhosas em particular o caule lenhoso do tipo tronco, que forma ramos bem acima do nível do solo e terem raiz pivotante, portanto as árvores têm grande variedade de formas de copa, folha, flor, fruto, estruturas reprodutivas, tipo de madeira, que são inclusive usados na identificação da espécie. O reino vegetal abrange mais de 95% dos seres vivos da Terra, e as árvores são os seus membros de maior porte. As árvores e as florestas são essenciais à vida humana: libertam oxigénio, moderam as temperaturas, fixam o solo e impedem a erosão. A madeira, os ramos, as folhas, os frutos, a seiva, as flores, tudo aproveita o homem, incluindo a capacidade que as árvores têm de acalmar e inspirar o espírito humano com a harmonia das suas formas e e frescura da sua sombra, convidando à meditação. A importância das árvores na vida e civilização do Homem é tal que todas as culturas afirmam como sinal de maturidade e sabedoria a plantação de pelo menos uma árvore, sendo quase umaconsiderado como um dos objectivos de vida.
A meditação sobre qualquer tema, quando é positiva e autêntica, afasta inevitavelmente o meditador da opinião recebida ou já aí existente, do que com mais graves razões que quanto agora suponham, merece chamar-se «opinião pública» ou «vulgaridade». Todo o esforço intelectual que com rigor o seja afasta-nos solitários do senso comum, e, por rotas recônditas que precisamente o nosso esforço descobre, conduz-nos a lugares retirados, situa-nos sobre pensamentos insólitos. Um pensamento separado da rota mental que a ele conduz, insulano e escarpado, é uma abstracção no pior sentido da palavra, e, por esse motivo, é ininteligível.
As árvores estiveram sempre ao lado da evolução do Homem, mas por seu lado na sua evolução o Homem sistematicamente abateu-as. Plantar uma árvore é um gesto de protecção ambiental. O meu avô costumava dizer que uma érvore crescia à sombra de que a plantava. Gostaria de ter uma área de terreno onde fizesse a minha pequena mata ou floresta, mas na impossibilidade, limito-me a ter múltiplas árvores em miniatura na milenar técnica de bonsai. O crescente interesse pelo bonsai é partilhado com a crescente atenção dada às artes orientais nos últimos anos. Apesar de parecer um hobby extremamente exótico, o cultivo de árvores em miniatura não é por si só muito mais complexo do que a jardinagem comum aplicada a plantas em vasos. A diferença básica é o cuidado para reproduzir as características de uma árvore de porte muito maior, e aí reside a dificuldade. Mais do que cuidadosa poda e adubação, é preciso também muita paciência e alguma habilidade artística. espero que apreciem alguns dos meus exemplares entre dois poemas de árvores.
Árvores
Árvores negras que falais ao meu ouvido,
Folhas que não dormis, cheias de febre,
Que adeus é este adeus que m despede
E este pedido sem fim que o vento perde
E esta voz que implora, implora sempre
Sem que ninguém lhe tenha respondido?
Sophia de Mello Breyner Andresen
A uma árvore
Ah!, árvore diante da minha janela, somos parentes,
pois nada pedes a um amigo a não ser isto:
encostares-te à janela e espreitar para dentro
e ver-me andar por ali! Benção que é suficiente
para mim, que decidi ficar por detrás do caixilho,
cheia das minhas pequenas tragédias e grotescos desgostos,
para me encostar à janela e espreitar lá para fora,
admirando as infinitésimas folhas.
admirando as infinitésimas folhas.
Marianne Moore
5 comentários:
interesting...I do believe that gardening allows us to cultivate our own inner land.
Encantam-me seus post´s, e este então, de tamanha beleza visual. Presto-lhe minha homenagem com versos de uma poesia do meu dileto Fernando Pessoa:
"Árvore verde,/Meu pensamento /Em ti se perde./Ver é dormir /Neste momento. (...)Tremulamente /Sentir no corpo / Brisa na alma ! Não ser quem sente,/Mas tem a calma."
Com carinho! Linda semana! intemasvê!
ils sont beaux tes bonsaï... mais ce sont des arbres qui demandent énormément d'attention et de soin... Ils ne sont pas faciles à vivre...
à une époque - j'en avais un que j'ai quand même gardé quelques temps, mais à la fin, il a péri... J'ai abandonné car c'est trop délicat de les cultiver...
j'aime bien, mais c'est assez sophistiqué...
Trop pour moi... Moi, j'aime les grands arbres dans la nature, comme les pins, les saules, ils ne demandent pas d'entretien, ils poussent facilement, j'aime aussi beaucoup les saules pleureurs, car ils retombent, ils poussent au bord de l'eau, et pour moi, ils symbolisent le romantisme, la rêverie, j'aime les palmiers, pour l'exotisme, j'aime les oliviers, car c'est un arbre qui est un symbole dans le midi, après il y a les arbres fruitiers, si jolis, les cerisiers, les pêchers, les abricotiers car ils se couvrent de fleurs au printemps, et donnent leurs fruits savoureux en été, j'aime le sapin de noel qui me rappelle mon enfance, en fait, j'aime - moi - les arbres de grande taille...
peut être, parce que je suis petite...
C'est comme pour les chiens, j'aime les gros chiens, moins les petits...Aucun rapport - tu me diras...Mais, c'est comme ça...
BISOUS du soir cathy
Olá!Veiga,
Estou retribuindo a visita e agradecer por ter gostado de minhas publicações. Achei seu blog muito interessante, vejo que você é realmente amante das árvores.
Abraços!
Salut Antonio,
très intéressants, ces bonsaïs...! Ça prend une patience, j'imagine, et pas mal de soins...?! C'est effectivement de l'art, la nature sous la main de l'homme. Ici au Québec, ma maison est entourée d'arbres, je suis presque en forêt: hêtres, frênes, érables, chênes, trembles, bouleaux, épinettes, sapins beaumier et pins se côtoient gentiment et nous apportent une certaine fraîcheur le soir, de l'ombre lorsque le soleil tape trop fort. S'il n'y avait pas eu le bois et la trappe, la Nouvelle-France et ses courageux colons n'auraient pas tenus le coup...! - et les Anglais n'auraient pas envahi la place non plus...!
bonne soirée - ici c'est la canicule en ce moment, il a fait 35 aujourd'hui...!
Isabel
http://www.uqtr.ca/~bougaief/Culture/textes/commbois.htm
http://fr.wikipedia.org/wiki/Coureur_des_bois
Enviar um comentário