Outono não é uma estação é uma ponte


For man, autumn is a time of harvest, of gathering together.  For nature, it is a time of sowing, of scattering abroad.
L'automne saison des couleurs chatoyantes, du crépitement des feuilles qui tombent, de la cueillette des champignons ou des mûres... L'été est fini mais il est si beau ! Au royaume du symbolisme, la saison est rayonnante. L'automne est le printemps de l'hiver et c'est toujours la saison de que je suis né. .
Autunno, stagione sleale, le foglie ingiallite rappresentano l'autunno con tutta l'incertezza e la malinconia delle creature che ci abbandonano per sempre.
Otoño manso, yo me poseo y me inclino ante tus aguas para beber el cielo, suave fuga de árboles y abismos, porque nací en otoño.



 Faz algum tempo que tenho estado arredado desde espaço, a preparação da minha exposição de pintura e a edição do livro tem absorvido uma grande parte do meu tempo, mas agora que estão lançados haverá mais tempo, mas falando de tempo,  sopram os primeiros ventos de Outono e as folhas desprendem-se das árvores tal como a paciência dos portugueses com o governo que nos governa e ao pouco nos vai depenando e entregando o país  às prestações e nem sequer sabemos a quem, até o presidente (com um p pequenino), que está sempre "atento" e "actuante" perante o país que o elegeu  no dia da República iça a bandeira ao contrário mostrando ao país e ao mundo que vivemos em território ocupado. Pouco importa,  chegou o outono, deixamos para trás os dias de sol e o calor do Verão e surgem as primeiras chuvas, meio tímido, meio calado, apresentando com humildade suas cores pastéis. Tal como o Portugal de hoje chega na suavidade  só para avisar que vem, dando algum tempo de preparo e habituação, para que o choque não seja grande, para nos acostumarmos aos poucos. Mas sem darmos por isso os dias serão mais curtos, as noites mais longas, a brisa a cada dia ficará um pouco mais fria, até gelar e o frio for intenso, as chuvas e o vento fustigarem ou as ruas e os campos se pintarem de uma só cor impressa e moldada pela neve ou gelo.
Está na hora de renovar ou pelo menos preparar a alma e a mente  para os dias mais frios, mais escuros, mais cinzentos que estão para vir. A vida é tão caduca como as folhas  jazidas no chão numa manhã de outono desbotando  o dourado do verão, e suaviza em tom pastel a vida e a paisagem, mas cumprindo a ciclicidade são eles a preparação necessária para que voltemos às cores mais fortes, mais brilhantes. Pode-se entender como tempo de observar, de olhar para nós mesmos de nos percebermos e nos conhecermos,tempo de escolher novos sonhos, achar novos caminhos e reflectir. Permitir que a viajem para dentro de nós mesmos seja suave como o cair de uma folha ao sabor dos primeiros ventos do outono, mas ao mesmo tempo produza mudanças permanentes na paisagem interior porque a exterior mudará permanentemente.
Outono não é uma estação é uma ponte para novos desafios, temos a certeza que a folha da árvore que cai, quando nascer não ocupará o mesmo galho, nem o mesmo lugar, a sua renovação não irá permitir que novos sulcos nasçam em cima de antigas cicatrizes, que as mesmas sejam curadas, fechadas e para sempre esquecidas, e isso é possível mesmo tendo que suportar o frio e as intempéries da nossa existência tal como para vivermos a Primavera temos de suportar o Inverno, mas para isso há que ter um gesto de coragem uma vontade de rasgar como a planta que rasga a terra para se impor à luz e ganhar um lugar.Tudo pode começar nos  tons pastéis de Outono, porque o outono  fortifica e prepara para o Inverno, tempo de aquecer a alma e encarar o  brilho de todas as  cores do futuro,  voltar a sorrir sem medo, com muitos sonhos realizados e muitos outros à espera , pois  as cores pastéis do Outono podem ser de renovação, renascimento e ressurgimento, estas serão sempre as minhas cores porque afinal eu nasci com/e no Outono.

Pensem nisso

1 comentários:

ern@zone disse...

Amei a música. Como você, eu nasci em outono também. Cést le printemps de l'hiver.... é verdade e gostei estas palavras muito lindas. Obrigada

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.