Devaneios a cores por pintor de meia tigela

 Mis pinturas están en exhibición.que quiera puede comprar.
I miei dipinti sono in mostra, chi vuole può comprare.
Mes tableaux sont exposés qui veut peut acheter.
My paintings are on display who wants can buy.

A exposição que estou a fazer tem 25 quadros e 25 textos correspondentes ficam aqui em baixo algumas das imagens desses quadros para ara aqueles que não podem por razões de distância ou outras ver a exposição. A exposição chama-se: Devaneios a Cores por pintor de meia tigela, começa com o quadro "Olhares" e termino com "Meia tigela", figurando assim o pintor que sou: pintor de meia tigela. Na linguagem popular, é coisa de pouco valor, mas mesmo assim espero que gostem. A origem da expressão leva-nos aos tempos da monarquia portuguesa cujas tigelas eram enchidas pela condição social. Nela, as pessoas que prestavam serviço à Corte obedeciam a uma hierarquia, com obrigações maiores ou menores, dependendo do posto de cada um  as suas tigelas de comida eram enchidas de acordo com o seu grau de importância ou de escala social.

 01-   Olhares
A expressão dum olhar gera amores e ódios porque por trás de cada olhar há sempre gente e sentimentos ou o nosso espelho…
Tela em óleo 

 02-   Árvore do pecado
A árvore é um símbolo de vida capaz de transformar a aridez da paisagem num ambiente bucólico, o pecado está na essência do existir…
Tela em óleo 

03-   Rasgar Horizontes
Em tempo de apatia e desânimo carece descobrir o que nos escondem para lá do nosso olhar, na descoberta e no saber edifica-se gente com pilares…
Tela em óleo 

05   Longevidade
Na busca permanente do prazer vamos adquirindo desprazeres maiores  inibidores de vida para uma longevidade de 100 anos só é possível tendo o máximo cuidado aos 99 anos...

Tela em óleo 


06     Natureza Viva
A multiplicidade das cores dum guarda rios não se circunscreve em si mesma pois a  Natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência.

Tela em óleo 


07    Madrigal Primaveril
Num despertar da Primavera vê-se melhor quando não se vai para ver nada, quando os olhos procuram tudo o que possam achar, a vida acontece e prolonga-se por todo o ano mesmo quando está invisível.

Tela em óleo 


 08     Preguiça
A preguiça pode ser um momento único e neste momento não fazer nada é a coisa mais difícil do mundo, a mais difícil e a mais intelectual.

Tela em óleo 


 09    Encanto de Coimbra
Coimbra marca a vida, marca a paisagem e desponta por trás de cada lembrança.

Tela em óleo 


10    Branco e Preto
A diferença promove a beleza e a complementaridade, pois só assim seremos mais iguais sabendo que a igualdade só poderá ser soberana nivelando as liberdades, desiguais por natureza.

Tela em óleo 


11     Pausa para um café
 O prazer dum café faz momentos de pausa aos problemas afinal não há problemas; apenas há soluções. O espírito de homem, depois, inventa o problema.

Tela em óleo 


12     Esperando o amante
É nos momentos de espera pela pessoa amada que sentimos a relatividade do tempo, pára enquanto esperamos,  acelera infinitamente quando se está junto, depois poderá haver ainda outros atropelos mas isso implica muito mais químicas.

Tela em óleo 


13     Discursos dum primeiro ministro
O treze (13) costuma ser o número de azar ou sorte porém um lugar de destaque só poderia ser para os discursos políticos e os políticos do governo pois eles têm-nos trazido muito má sorte com os seus discursos “genuínos e “límpidos”, cuja essência é sempre a mesma.
Tela em óleo

14     Portugal Hoje
Todos os povos se identificam num símbolo como a bandeira, O caos das cores deste quadro liberta para a ciclicidade dum país sem rumo certo e com todos os seus valores abalados, incomoda a apatia, a indiferença, aflige o egoísmo profundo em que a sociedade vive. De vez em quando, como somos um povo de fogos de palha, ardemos muito, mas queimamos depressa, talvez seja por isso que até os símbolos nacionais fiquem ao contrário e sejam tão pouco respeitados.

Tela em acrilico 


 15     O Português Hoje
Enquanto o país vive numa palete desordenada e sem formas, nós (portugueses) temos a nossa desunião, a nossa inveja, a nossa presunção, o nosso descuido e a nossa perpétua atenção ao particular, que nos vai empurrando para o abismo, apenas nos segura a enraizada árvore que se chama história mas também ela débil das intempéries em que as pessoas são imbecis ou por vocação, ou por coacção, ou por devoção.

Tela em acrilico 


16     Costa Vicentina
A beleza funde-se entre mar,  terra e velhas tradições.

Tela em óleo 


 18     Luxuria
A beleza dum corpo é perene se a a inteligência se dilui

Tela em acrilico


21     Liberdade
Quanta gente pereceu e perece na sua conquista. Mas afinal o capital continua a comprá-la e a vender sob forma de dávida aos párias do senso comum.
Tela em acrílico

22     Ilusão de Outono
O Outono envolto em todas as suas cores imprime sensações que despontam num ciclo diferente de vida que pode ser um despertar de ilusões e de vida.

 Tela em óleo


23   Cuidados Saúde Continuados amanhã
A saúde amanhã estará cada vez mais entregue à tecnologia.

Aguarela


24   Encanto de Olhar
Um olhar ou um sorriso encanta, conquista daí a dificuldade de lhe dar cor e forma.

Tela em acrilico 


25     Meia Tigela
Há em todos nós a apetência para fazermos algo mesmo que ridículo, como espoliarmos o ridículo da soturnidade e taciturnidade de pintor de meia tigela, mas o mais grave da vida é deixarmos de rir de nós próprios.
Tela em acrilico , com colagens em madeira


Os" verdadeiros  apreciadores de arte" têm sempre a possibilidade de adquirir uma destas "obras primas", através do contacto do blog, se a obra ainda estiver disponível, pois algumas por já não estarem disponíveis não foram aqui colocados.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.