Roubo de Identidade


Em breve seremos submetidos a autênticos roubos de identidade com o fecho das juntas de freguesia O Estado e os políticos afastam-se  cada vez mais do eleitorado e o poder vai pertencendo cada vez mais a um grupo restrito de  pessoas, ideias e interesses. O que até aqui corria à boca fechada é agora impossível de esconder e corre já à boca cheia. É a tática e a técnica política tecnocrática e neoliberal a trabalhar: coloca-se a correr como boato algo que realmente se quer fazer, depois como o povo não reage ou o faz já tarde, o que começou num mero diz que disse, acaba por se fazer lei. Foi assim com o roubo dos salários, encerramento de centros de saúde, portagens nas SCUT’s, etc. Ao fecharem as juntas de freguesia retiram identidade e desvirtualiza-se o património material e cultural que pertence a cada uma. O PCP foi o único partido no concelho que revelou a sua posição contra a fusão de freguesias, pois o PSD e o CDS/PP estão com medo de assumir perante a população, o que já está decidido nos gabinetes. É tempo dos mais variados partidos assumirem as suas posições.

Os mais inebriados nesta política tecnocrata e liberal culpam os que se opõem de populistas, porém o seu objetivo é dividir entre as freguesias que vão ser já extintas e as que irão continuar e até parece que terão vantagens ao integrarem alguma ou algumas das freguesias agora a extinguir. Este é apenas o 1º passo da maquiavélica troika / governo Passos Coelho / Paulo Portas e no nosso município entre PS e Coligação, a seguir serão extintas as freguesias que agora se mantiverem, para criar apenas uma ou duas megafreguesias em cada concelho, para numa estocada final, o próprio concelho ser extinto e criada qualquer kafkiana administração. Já nos tiraram as termas, a paragem do Intercidades, acabando ou reduzindo até à insignificância os serviços de transporte públicos, criam grupos escolares orientados fora do concelho, tal como o centro de saúde.

Em Vizela, mas também no país algumas das consequências que acarreta a extinção das freguesias são: para as pessoas, mais marcadamente no interior do país (ou as que não estão inseridas na cidade) é a quebra de laços identitários; politicamente corresponde a um golpe soez na democracia, pois as forças políticas mais pequenas e até independentes que se fazem representar nas juntas e nas assembleias de freguesia serão varridos do mapa político, criando-se cada vez mais um país a duas cores: o PSD e o PS. Diz o governo e seus seguidores que se vão poupar alguns milhões de €uros. 1, 2 milhões (?) mas não é dito com precisão porque nem se dão ao trabalho de fazer as contas, mas o que as pessoas e o erário público vão gastar com a alteração, disso eles não falam. As pessoas naturais ou a viverem nas freguesias a extinguir, terão que pagar a atualização de todos os documentos pessoais, bem como de registos de propriedades móveis ou imóveis, rurais e urbanas que eventualmente possuam. O erário público vai ter que disponibilizar serviços, funcionários e meios que procedam a estas alterações. As pessoas quando tiverem algum assunto a resolver terão de se deslocar e isso acarreta mais despesas nas parcas finanças dos cidadãos. Assim entre deve e haver, nem o concelho nem o país retirará da medida algum lucro financeiro, embora a democracia não se deva reger pelo lucro, mas pelo bem-estar das pessoas. A democracia é cara? De certeza que pessoas livres inteligentes não querem experimentar o lado escolástico do poder: a ditadura…

Pensem nisso

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.