Pormenores do Plano de Pormenor

 La planification des villes doit prendre en compte la grande diversité qui existe entre eux et leur dynamique, puisque ce sont des changements qui accompagnent le changement social et de la modernité.
 Cities are a real synthesis of thinking and acting in every moment of their mayors and their inhabitants.
La planificación de las ciudades deben tener en cuenta la gran diversidad que existe entre ellos y su dinámica, ya que son los cambios que acompañan el cambio social y la modernidad.
 Le città sono una sintesi vera e propria di pensare e di agire in ogni momento della loro sindaci e dei loro abitanti.

As cidades, sendo elas do tamanho e da forma que forem, independentemente da sua origem, e de como pensam e as definem, são uma síntese real do pensar e do agir em cada momento de seus autarcas e dos seus habitantes. Recentemente o Edil de Vizela referia-se `criação dum novo espaço cultural como uma mais valia e um equipamento/estrutura que “modificará Vizela em termos urbanísticos”. Mas a verdadeira pergunta que nos acresce é se o comércio tradicional fica salvaguardado e estas novas estruturas comerciais não são apadrinhadas pelo poder político pela pressão do poder económico. É preciso não esquecer que no local, inserido no Plano Pormenor de Sedas, vai nascer um espaço da SONAE, composto pelo hipermercado “Modelo” e por algumas lojas comerciais. Uma vez mais é preciso repoensar que suvbstituir betão velho por novo nem sempre implica modernidade para a cidade. As cidades apresentam hoje, em sua maioria, crises urbanas, e o estudo dos diversos factores que têm gerado este cenário é complexo, que Vizela parecer querer copiar.
De acordo com o autarca Dinis Costa “todos os requisitos ambientais estão a ser cumpridos nesta fase de demolição, pois todo o material será britado, ficando depositado no mesmo lugar”, mas estarão salvaguardados no projecto uma boa inserção paisagística, preservação da identidade da cidade como cidade Termal, contrapartidas culturais e espaços de lazer que permitam uma melhor fixação dos Vizelenses e simultaneamente um chamariz para os concelhos vizinhos? E, estes não são pormenores menores para o plano de pormenor, de tão fulcral interesse que um "out doors" dos maiores é insuficiente para o ilustrar. O surgimento destas "catedrais" do consumo nem sempre são benéficas para o município criando problemas de vária ordem como de fluidez do tráfego e encargos futuros para o município na preservação de novas vias e acessos, assim como sociais económicos e outros. No planeamento das cidades deve-se levar em consideração a grande diversidade que existem entre elas e o seu dinamismo, uma vez que apresentam modificações que acompanham a evolução social e a modernidade. Cada cidade apresenta características próprias, advindas da sua origem, que também precisam ser consideradas na gestão das mesmas, e cada vez mais se esquece que Vizela mesmo que também a queiram transformar em pomar ou polo comercial, é uma cidade Termal em potência,, facto que não pode ser descurado quer salvaguradando o ambiente, os recursos e o património quer em termos culturais., pois uma instituição só é cultural se permitir o acesso facilitado a eventos culutais de forma generalizada e o património tiver presente uma conotação cultural inserida na cidade onde se edifica.

Pensem nisso

1 comentários:

cathoune disse...

Bien le bonjour - monsieur l'érudit...
Que tu en sais des choses ! incroyable - tous les sujets qui t'intéressent et dont tu nous parles...
mais tu sais, les gens ont aussi envie de s'amuser un peu... de penser à autres choses que des choses sérieuses, ou difficiles de l'existence...
Toi - tu crois que ça va s'améliorer, et changer... Du jour au lendemain, c'est impossible... on ne peut pas changer le monde, en cours, peut être y penser ?? Mais qui sait...
ça ne va bien nulle part, alors... qu'est ce qu'on y peut, nous, à notre échelle... Je te fais plein de bisous, mais c'est gentil de penser aux autres.... CATHY

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.