Hope is a mental fitness, which makes us believe in the fulfillment of a wish.
L'espoir est une forme mentale, qui nous fait croire à l'accomplissement d'un désir.
La esperanza es una aptitud mental que nos hace creer en el cumplimiento de un deseo.
Pensem nissoPortugal hoje fica mais pobre com a morte do actor António Feio, não irei fazer conversa da treta se disser que também herdámos uma mensagem de coragem e esperança dum grande Homem, que com uma sorte nula num final de vida, sempre esteve em contraluz. Morreu hoje um grande Homem mas prevalece a sua obra e mensagem, é inglório elogiar quem parte, porque a verdadeira homenagem presta-se em vida, tal como ele dizia: nunca deixar nada para dizer e perceber que a vida tem sentido quando nos ajudamos uns aos outros, a nossa realização nos outros, em todos os outros, torna-nos totalmente vários, e essa cumplicidade faz-nos sentir mais pessoas e a não perder a esperança.
A esperança constitui uma aptidão mental, que nos faz crer na realização de um desejo. Podemos desejar uma coisa sem que a esperemos. Toda gente deseja a fortuna, muito poucos a esperam, porém todos os dias reactivam forças, muitas das vezes para lutar por algo que sabem nunca alcançar. O Homem deverá ter em conta sempre o seu lado emocional e contrabalançá-lo com o lado irracional pois a razão tem como um dos objectivos descobrir a causa primitiva dos fenómenos, mas o usufruto em sociedade de todo o saber permite uma sociedade mais equilibrada.
Numa época em que o lado material e economicista impera, as doenças assimilam alguma da sua etiologia em causa psíquica, pois a exigência permanente de se ter de ser o melhor impõe um sentimento de reetracção permanente, estando assim o Homem arredado da sua verdadeira essência como animal social que é, levando a uma espécie de degradação não sendo promovido a homem mas despromovido a animal. As tertúlias soam a vazio, ficam conversas da treta, há que defenda que para obter êxito no mundo temos de parecer loucos e sermos espertos. António Feio soube ilustrar isso nas suas conversas que parecendo perdidas e sem nexo era uma forma inteligente de crítica desta nossa forma de vivermos.
António Veiga
5 comentários:
impecavel como sempre! bju
Ah, fiz um novo blog, quando puder, visite-o.
bjus sdds
Es difícil aceptar que a menudo los deseos no se cumplen. No quiero decir mucho menos que la mayoría son los que no, pero quizás sí. A veces deseamos tanto el objetivo último de un sueño-deseo, que perdemos de vista ese objetivo aleatorio que significa la experiencia de buscar, luchar, perseguir lo que buscamos. Ahí entra la motivación, la esperanza, la convicción. Porque si sé que no alcanzaré algo, ¿para qué luchar por ello?. Y sí… extrañamente aun así (sabiéndolo) lo hacemos a veces. Porque necesitamos construirle un sentido a la existencia. La existencia la tiene de por sí, pero necesitamos entender nuestro papel dentro de ella. Eso a veces cuesta, toda la vida.
Saludos
É sempre um grande prazer recebê-lo em meu blog!
Lindo seu texto! Parabéns!
A esperança, verdadeiramente, é uma predisposição do espírito.
Beijos!!!
Nossa.
Um dos melhores textos que li nos últimos tempos.
Sensível, verdadeiro.
É por isso que este mundo virtual, mesmo sendo tão distante de tudo é também a nossa possibilidade de encontrar pessoas assim como você e refletir sobre a simplicidade e beleza da vida.
bjs e parabéns.
Grazie per l'interesse. E' un periodo lavorativamente impegnativo. Ma conto di rimediare riprendendo a scrivere di nuovo da questo mese.
A presto.
Enviar um comentário