Dialéctica


Il est important de nous voir et d'analyser le chemin de vie, parce que comprenons mieux notre façon de nous y promener et on apprendre à apprécier  les bords du chemin.
Io in cerca di direzione nella vita e che proietta un corso per la vita.
Analyze a life only has meaning if we look at ourselves.
El camino de la vida tiene sentido en nuestro sentido de la vida.


FUI!
Ou apenas fizeram-me
entre uma mágoa!
Criaram-me com mil gestos
demasiadamente ternos
mas dolorosos
e penosos.
Mas mesmo assim edificaram-me
e por tudo isso:
impessoalmente: fui,
ou terei pretendido ser?
Porque se fui aquilo que fui
apenas fui
aquilo que não queria ser...
Contudo fui porque fui
e pessoalmente sou
o que fui e pretendia ser,
escondendo o que deveras
quero e sou!
Perdido, magoado
aplaudido, agrilhoado..

SOU!
Embora nem sequer o queira.
Sou, o que o futuro me escreve.
Serei o que o passado me marcou.
Apenas sou,
supedâneo
irreverente do meu Ego.
Sou o milésimo de segundo que passou!
Conhecido e desconhecido
procuro conhecer
aquilo que quero
aquilo que sinto
aquilo que sou!

SEREI!
aquilo que passou,
o passado projectado
no futuro!
O evadido com correntes
mas com braços erguidos
soerguendo o peso
do que fui e sou.
Nem quero nem sou
porque querer e ser
estão longe de mim mesmo
quanto a liberdade!


António Veiga, in Poemas Completos






3 comentários:

Anónimo disse...

Meu estimado Mestre, tão querido amigo! Saudades de ti. Uma poesia introspectiva, mas com um leve humor.. "sou o que sou, ou deveria ser aquilo que penso que sou... rs.. Eu mesma!
bju querido

julio e. disse...

amigo veiga: excelente eleccion,dificil el ejercicio de reflexionar sobre nosotros mismos en las diferentes etapas de nuestra experiencia temporal, fui soy sere, tener esto como centro de atencion puede conducirnos a la suprema lucidez o a la locura

Unknown disse...

Hola gracias por visitar mi blog.. esos perritos estan muy guapos. Todo esta bonito. Me gusto este poema. le entendi bastante ya que tenia una amiga que me enseño portuges ... saludos.

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.