A depressão da ignorância

Bisogna diffondere l'ignoranza, così anche l'acqua calda diverrà un'emozionante scoperta, niente è più terribile di un'ignoranza attiva.
La tiranía de la ignorancia es ... la más dura y lóbrega de las esclavitudes.
Il y a deux manières d'ignorer les choses : la première, c'est de les ignorer ; la seconde, c'est de les ignorer et de croire qu'on les sait. La seconde est pire que la première.
Most books are about aspects of human knowledge. Few people write books about human ignorance, despite the fact that there would be much more to write about.

A sociedade actual, e em particular a portuguesa, começa a ser transversal o sentimento de intranquilidade e insegurança para as pessoas. As pessoas desacreditam em todos os sistemas quer pela sua infuncionabilidade quer pelo seu desconhecimento dos mesmos. Criou-se o hábito de dar como garantido todos os modelos dum estado socail para depois haver um certo desvinculamento da sua sustentabilidade e consequente continuidade. Sendo Portugal um país de "xicos espertos",  facilmente furam sistemas que tendo um objectivo acaba por ser desvirtualizado e incumprido, o sistema nacional de saúde por exemplo é incomportável por causa dos ataques económicos que sofre, das depências de clientelas que alguns organismos e entidades têm, pela intervenção inadequada dos profissionais de saúde que o usam em seu proveito, e pelos utentes que duma forma ignorante abusaram e corromperam. Mas, olhando para os sistemas coordenadores eles são o primeiro exemplo, pois em nada abono a confiança em organismos que se vangloriam em não respeitar a lei como é o caso do buraco da Madeira e que o sistema político encolhe os ombros ou vira a cabeça para o lado.

A falta de sobriedade dos políticos e a sua conduta é pois uma das causas de todo este desinteresse e modo deprimido de estar da sociedade que sente que os sistemas democráticoos apenasexistem para o povo nas eleições. Acomodando-se e sem ideias organizadas deixam que a democracia ser manipulada apenas pelos grupos económicos e de interesse permitindo este desinteresse uma melhor manipulação e uma consequente manipulação levando a que as pessoas ao perderem direitos fiquem mais ignorantes e voláteis e por seu turno essa ignorância torna-os mais manipuláveis, sem tomarem conhecimento disso numa sociedade de informação e que em contra senso tem pessoas cada vez mais qualificadas  mas menos informadas. E o que dizem os dicionários a respeito da Ignorância? Segundo alguns autores, "Ignorante, é o indivíduo que não sabe"; "aquele que não tem conhecimento de algo"; é "quem desconhece";etc. De acordo com outros pensadores, o ignorante estabelece critérios que desqualifica o conhecimento alheio em favor de sua falta de conhecimento. Ele faz idéias falsas sobre si, e o mundo que o cerca,de forma errônea e deturpada. Ainda sobre a ignorância, dizem outros pensadores (quase inexistem pensadores nos dias atuais) que: " Ignorância é não saber, não querer saber ou ignorar o conhecimento provado e comprovado por métodos científicos e pela lógica. Embora, na linguagem popular e como termo de uso agressivo pelos próprios ignorantes.
A Ignorância é, e sempre foi, o maior flagelo da Humanidade. Podemos afirmar que a falta de conhecimento foi e continuasendo a grande e maior ameaça, desde eras mais remotas, aos dias actuais. A Ignorância tem sido causa de guerras,  atentados, terrorismo, fome, miséria, doenças, crimes; enfim; causadora de todos os infortúnios que nos fazem padecer e...morrer! Qualquer cérebro que seja física, anatómica e fisiologicamente normal,que acumule conhecimento, cultura e experiências; adquirirá a capacidade de "adivinhar" e prever acontecimentos futuros e não condicioná-los a interesses globais como a actual crise económica cujos potenciadores se encontram num capitalismo selvagem renascido tornando moribundo o despertar dos povos que se iniciou no século passado. A limitação dos saberes em especialidades muito precisas leva a que as pessoas condicionem o seu saber e comportamentos em áreas muito concisas dando uma menor visibildade do contexto, sabem muito de pouca coisa e horizontes restritos. Isso confunde muito as pessoas que avaliam a sabedoria e a inteligência com base no comportamento de profissionais de cursos notórios como, medicina, engenharia, psicologia, farmácia, advocacia, etc., que, por terem esses títulos,  os julgamos cultos e inteligentes. É um engano! Culto é o homem que conhece, pelo menos um pouco, todas as áreas do conhecimento humano. É claro que nenhuma pessoa (nenhum cérebro) é capaz de tomar conhecimento, captando e acumulando todo o conhecimento do Universo. Todavia, quanto mais ele conhecer e adquirir conhecimentos; mais culto será; e, assim, se torna mais útil a si e a toda sociedade.  Sendo esse o problema actual das gerações que por não conseguirem empregos continuam a estudar indefenidamente e nunca chegam a aplicar na sociedade verdadeiramente o que aprenderam e consequentemente esse saber torna-se frustante e obsuleto. Não é acumulando e condicionando-se com os péssimos e nefastos exemplos de muitos meios de comunicação, principalmente da Televisão, que vamos esperar melhores resultados ou se apenas vivermos de imagem continuamos a ser superficiais e afastados do conhecimento, ele não é uma meta mas apenas um mero complemento porque tem uma importância restrita, os exemplos diários desses veículos de comunicação levam-nos à falência total da Moral, da Decência, do Respeito, da Honestidade, da Cultura, da Normalidade das coisas e da própria sobrevivência dos Humanos; de tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar os corruptos; de tanto ver crescer a injustiça;de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos manipuladores; o homem chega a desanimar-se da virtude.

Na aprendizagem, para se obter o conhecimento, o cérebro capta para o seu interior os factos e acontecimentos do meio ambiente que, estimulando os nossos cinco sentidos, são encaminhados aos seus neurónios, a fim de serem gravados e armazenados para a sua utilização pela Mente, Como a mente humana é quem governa o mundo e conduz as pessoas; vê-se que, quem tiver mais dados (informações) armazenados, terá uma mente mais rica, capaz, inteligente, no entanto em sociedades controladas por interesses acabam por serem abafados a acomodarem-se e não se indignarem perdendo a sua vertente de conhecimento. ESte condicionamento arrasta consigo o senso comum levando a uma sociedade plástica, descartada de ideias, humanismo, empobrecida num egoímo existencial que desencadeia as doenças mentais, o desinteresse a apatia, a agressividade, o stress, a solidão. O Homem transforma-se num animal competitivo, reagindo a estímulos que o estagnizam num estado de medo permanente, ignora e não conhece os valores reais do mundo e da natureza. Uma pessoa encontra-se nessa pobreza mental porque assimilou factos e acontecimentos inúteis, negativos e nocivos. Na maioria das vezes ela não tem a mínima noção das "coisas" negativas que assimilou e gravou. O seu cérebro está repleto de gravações de cenas violentas, agressivas, repugnantes, abjetas e prostituídas que viu na televisão, no cinema, na internet.

É cultivando a ignorância que os maus políticos e governantes se mantém eternamente no poder, às custas do voto fácil e inconsequente das pessoas de pouco saber, cujo número aumenta geometricamente. É uma gigantesca "bola de neve" em que a ignorância (pobreza mental) leva o país à pobreza geral, daí aparecem agora progamas de entertenimento que limita a acção humana e do saber, não propiciando condições para o desenvolvimento da mente, que por sua vez, gera mais miséria e, assim, sucessivamente. A frustaçaõ  é a manifestação mais evidente e prejudicial da Ignorância, aliás já se faz acreditar que a educação e a saúde são luxos que não são para todos, pois se acham que a sociedade tem esse encargo financeiro contabilize-se o peso económico-social da doença e ignorância . Ser ignorante é no fundo ser passivo, pois o saber não se faz apenas de vedetas do saber mas do saber de todos, tal como as sociedades pois se nos limitarmos à informação que nos dão quem nos governa tornamo-nos manipuláveis, temos que ver para lá dos horizontes, pois podemos pensar que somos felizes com bens materiais que nos adulam mas serão perenes para nós e para as gerações vindouras, importa deixarmos uma sociedade mais justa e menos manipulada, urge que a compreendamos e encetarmos uma revolução de ideias e ideias,  não aceitar passivamente o mundo que os poderes  nos obrigam a aceitar e a acreditar, talvez assim demos como herança riqueza aos nossos filhos, nem que seja de saber, para que não fiquem manipulávei, ignorantes e infelizes.

Pensem nisso

1 comentários:

cathoune disse...

coucou - je viens te laisser un petit message sur ton blog... Je vois que tu n'es pas d'humeur joyeuse et que tu soulèves un gros problème, mais qu'y pouvons nous, en fait ??
Les puissants gouvernent et ont main mise sur les petits et ça a toujours été ainsi...
Autant dire, comment empêcher le monde de tourner ??
On subit, et oui, mais a t'on le choix ?? car ça nous dépasse... On veut bien changer les choses, mais c'est un rouage dans lequel on est pris...
ça va mal, mais ça va mal partout...Eugénio - il dit que ça va déclencher un procéssus que l'on ne pourra même pas arrêter, mais tu y peux quoi ??
Alors, tu as raison, mais ce sont des mots, et avec seulement des mots et des phrases, tu ne peux pas changer les gens, et surtout on est pas les maîtres du monde ça fait peur... mais c'est comme ça...
et puis tu as vu, personne ne te répond... pas de commentaires, ce qui veut dire que les gens s'en foutent - les gens, ils sont dépassés par les évènements, ils sont malheureux, mais bon,je te dis qu'est ce qu'ils y peuvent... ils rouspètent, mais ça va pas plus loin...
je pense ANTONIO, que tu es un rêveur, et un utopiste (tu voudrais le monde meilleur pour tous, tu aimerais le partage, le social et je comprends, mais bon - tu te fais du mal à toi, car tu espères changer le monde, moi, j'aime que tu sois comme ça, moi aussi, j'aimerai que tout soit beau, mais on est pas dans le monde des bisounours, et ceux qui nous gouvernent s'unissent pour nous faire tomber car les dirigeants ne veulent pas que l'économie se relève... C'est un triste bilan, pour nous, pour nos enfants, pour nos idées, mais ma foi, c'est comme ça...
Passe quand même une bonne semaine, je te sens démoralisé et j'aime pas...
je te fais de gros bisous - tu as ta famille pour te soutenir et je crois que la famille à l'heure actuelle est la seule valeur sure,moi, je pense à mon mari, mes enfants et ma vie, du coup est jolie - y a des gens qui sont malades, je me dis à coté d'eux, j'ai de la chance, aussi j'essaie de positiver et de prendre chaque jour qui vient comme il vient....
Je te fais de gros bisous - eugénio aussi te donne le bonjour ainsi qu'à ton épouse
à bientot - j'espère que tu vas saisir le sens de ce courrier car c'est pas évident, on dit des choses qui ne sont pas comprises comme on les a pensées - à bientot
cathy

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.