Vandalismos

Le manque de civilité peut être génératrice de violence et de vandalisme, mais il ne faut pas l'interpréter comme un acte isolé, mais un contexte socio-culturel. 
Actos de vandalismo no se debe interpretar como actos aislados, sino a un contexto sociocultural.
La mancanza di civiltà può essere generatrice di violenza e di vandalismo, ma non dobbiamo interpretare come un atto isolato, ma un contesto socio-culturale.
Les actes de vandalisme ne doit pas être interprétées comme des actes isolés, mais à un contexte socio culturel.
Acts of vandalism should not be interpreted as isolated acts, but a sociocultural context.

O Verão aqueceu-se a rigor obrigando as pessoas a buscar lugares frescos, quer nas praias, quer nas florestas das montanhas ou junto a curso s de água. Porém em Vizela numa dessas proximidades ao seu refrescante pulmão da cidade, alguém, resolveu vandalizar o equipamento do mesmo. O vandalismo no concelho tem deixado marcas de destruição há uns tempos e com a passividade de todos continua a difundir-se desde as caixas de contadores de água à sinalização das estradas ou ao equipamento público. Não é um fenómeno isolado de Vizela mas um pouco de todo o país.

A falta de civismo pode ser gerador de violência e actos de vandalismo, como os que foram verificados recentemente. Porém, violência tem relação com múltiplos factores. Nós podemos pensar na miséria, no desemprego, na instabilidade das famílias que não podem e não tem condições de passar valores morais, respeito, solidariedade aos seus filhos, porque eles próprios se encontram instáveis ou vulneráveis numa sociedade competitiva e segregante; da desresponsabilização gradual do papel fundamental da família na educação de cada jovem, das inúmeras reformas frustradas do ensino, da lógica consumista, do ter sobre o ser, das maravilhosas novelas e filmes de 5ª categoria (alvitrando-se actores como lideres culturais) que mais não fazem do que “obrigar” os jovens a não pensar.

Competiria aos governantes do município fazerem uma análise cuidada do fenómeno, as suas origens, o seu campo de acção, as formas coactivas, dissuasoras, estruturais, educacionais e sociais a desenvolver. Pois é muito simplista e irresponsável imputar os actos a pessoas que têm uma índole (ruim) e que gostam fazer o mal, praticar actos rebeldes por natureza e muitas vezes sem motivo. Mais grave é o edil levantar um clima de suspeição tendenciosa e associar estes de actos a outros: "(...)segundo o edil foram encomendados”. Se há dúvidas peça-se investigação às autoridades competentes e, só com matéria de facto ou com a investigação concluída se tornem públicas afirmações com um grau elevado de fiabilidade. Os políticos ao criarem um clima de suspeição são também eles fontes destabilizadoras da sociedade e dinamizadoras doutra forma de violência alimentando guerras políticas que longe de serem ideológicas são numa grande maioria guerras ou vinganças pessoais, outra forma de vandalismo, levando o executivo e oposições em permanente agressão e desgoverno podendo arrastar a sociedade civil para uma tensão permanente, onde só saem vencedores os difusores de boatos e os que vestem qualquer fato, também eles vândalos da sociedade!

Pensem nisso

3 comentários:

Siempre quise ser Al Capone disse...

Que interesante, me agradó como inciaciaste el texto...
Mmmm desempleo, pobreza, se da en todos lados verdad?
Los políticos como siempre...
Muchos saludos

Isa disse...

É mesmo triste isto, no Porto, por exemplo, a quantidade de prédios vítimas vandalismo, outros emparedados, outros ocupados (aqui menos mal, apesar das más condições). Fica mais caro reconstruir do que fazer de novo... E a economia é sempre quem manda, não é?
E esta violência é fruto também disso, muitos jovens sem nada para fazer, sem futuro à vista, destroem por prazer...
Enfim.


Bj

Carolina de Castro disse...

Falta de educação?
=)

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.