Alimentar o Natal

La Navidad es un periodo en el que hay una exageración de los alimentos en relación con las necesidades diarias de cualquier ser humano.

Christmas is a period where there is an exaggeration of food in relation to the daily needs of any Human Being.

Noël est une période où il ya une exagération de la nourriture par rapport aux besoins quotidiens de tout être humain.

Natale è un periodo in cui vi è una esagerazione di cibo in relazione alle esigenze quotidiane di ogni Essere Umano....


O Natal é um período de contrastes e de ímpetos. Durante este período escreve-se e enaltece-se os mais rnobres sentimentos, fala-se de família, ficamos atordoados pelo incentivo feroz do consumismo, há música, magia, azáfama, prendas, mas há solidão, tristeza, abandono, miséria, fome... è nesta altura que os velhos são esquecidos nos lares ou Hospitais onde alguns filhos nem sequer os vão visitar. É nesta altura que o contraste é visível entre os que se esforçam para ter uma mesa com iguarias que não entram no ano inteiro e os que esta época é um reforço para o esbanjar de iguarias no ano inteiro. Independentemente de todos estes contrastes o Natal é um período onde há um exagero em comida em relação às necessidades diárias de qualquer ser Humano.
É o fruto da época, mas é na confecção dos alimentos que a evolução do Homem se inicia. Se não cozinhássemos ainda estaríamos crus... Diversos estudos paleontológicos confirmam que preparar a comida ao lume melhorou o funcionamento do metabolismo humano e e abriu decisivamente o caminho evolutivo do Homo Sapiens, pois isso implicou o domínio do fogo. A informação fornecida por vestigios pré-históricos encontrados em cavernas e refúgios, comprova-o. Para lá de mudanças anatómicas, como o aumento do cérebro, a confecção de alimentos e o seu consumo criou comportamentos sociais e o desenvolvimento da linguagem humana, que surgiria em consequência das reuniões nocturnas em redor do calor das fogueiras, depois duma refeição colectiva. Uma vez saciada a fome, na calma da noite, surgia a interacção e a comunicação oral das experiências. Como os alimentos se tornaram mais moles pela sua cozedura ao lume, comiam-se mais rápido que os alimentos crus ganhando assim a espécie Humana mais tempo para fazer outras coisas ao contrário de outros primatas que passam metade do dia a mastigar.
Assim durante o dia os homens passavam o tempo a dominar território e a perseguir presas, em contrapartida as mulheres para lá do tratamento das crias dedicavam-se à recolha de complementos para a confecção dos alimentos que os homens traziam. Foi a cozinhar que se promoveu uma das características que distingue a sociedade humana e assegurou a sua sobrevivência, foi na busca dos alimentos e da defesa que o Homem se sediou e organizou os primeiros povoados em locais estratégicos. A cozinha teve uma evolução cultural face à história do Homem, tendo sido sofisticada em momentos de grande abundância como se de arte se tratasse e, motivo de conflitos, exclusão e guerra noutros períodos. Lamentavelmente com toda a evolução Humana ainda hoje a fome e a busca dos alimentos é fonte de exclusão e conflitos havendo noutros lados do Planeta consumos excessivos que lhes desgastam os recursos.
Se todos os habitantes da terra consumissem recursos como a média dum cidadão europeu ou norte-americano seria necessário que o nosso planeta tivesse sete  vezes o seu actual tamanho, daí podemos perceber a disparidade. Todavia para os que têm a sorte de viver numa sociedade próspera, a alimentação tornou-se paradoxalmente, um problema de saúde, pelo consumo excessivo e pelo sedentarismo que a acompanha, tal como acontece nesta época das festas de Natal e Ano Novo. Entre todo este espírito natalício, nós, os seres humanos, somos a evolução de "símios" que cozinham, criaturas literalmente forjadas ao lume enquanto aguardamos pela comida.
Comer é uma necessidade fisiológica/ biológica, que o homem associou a um fenómeno social, cultural, espiritual/religioso e económico, constituindo eventos tradicionais, comemorativos, festivos ou rituais religiosos condicionando os nossos hábitos e a nossa visão mundo, na qual cozinhar ocupa um papel fulcral, sendo o Natal o exemplo disso pela sua globalização não só conseguida como evento cristão mas também pela capacidade publicitária para o consumo que o globalizou, sendo a figura do Pai Natal (reinventado pela Coca Cola) quase uma imagem de marca que alguns países católicos vão tentando colmatar.

Independentemente dos credos, importa aproveitar este período festivo, em momentos de tertúlias à volta dos alimentos e na companhia dos familiares/amigos aquecidos na luz da fogueira, afinal é um voltar às origens e é nisso que se deveria alimentar o Natal.

Pensem nisso

6 comentários:

Marcia F. disse...

O Natal são todos os dias, pois para mim , é um momento de reflexão e recomeço... e todos os dias quando acordamos.. podemos mudar, trocar, manter ou renovar! sendo assim...
FELIZ NATAL pra você e sua família querido! Que 2011 chegue com muita alegria e saude!
bju

cathoune disse...

coucou - mon ami, je te souhaite un joyeux noel, pour toi et les tiens... et bien,moi j'aime beaucoup Noel, depuis que je suis petite, parce que j'ai gardé mon âme d'enfant, je veux perpétuer cette fête, pour les miens, pour ma famille, parce que j'y crois, parce que je trouve que c'est joli, tout simplement... je sais, tout ce que tu dis, qu'il y a de la souffrance, de l'isolement, des gens meurtris, des gens qui n'aiment pas noel... je sais...
Je sais qu'il y a surabondance, des excès de partout en cette période, les gens veulent se faire plaisir, se donner un peu d'insouscience... Cela permet de rêver..
On a bien le droit au rêve, quand même !
Pour moi, ce qui est important ce n'est pas l'argent, je ne suis pas une grande consommatrice, je ne suis pas intéressée, je me suffis de peu, mais j'aime partager, j'aime m'amuser, faire la fête, et je pense qu'il faut profiter de ces moments tant qu'on le peut...
Je pense que la vie est rude et est une bataille pour chacun, car qui n'a pas dans sa vie des petits coups du sort, du destin, des soucis, ou autres aléas... Mais pour moi, cette période, c'est une parenthèse, un moment de magie à s'offrir...
Il ne faut pas trop réfléchir, on dit que "le sot" est le plus heureux du Monde, tu ne pourras jamais porter sur tes seules épaules la souffrance du Monde, l'égayer, peut être, changer des choses aussi par ton comportement, mais pas plus... Moi, je me contente d'essayer de rendre les gens heureux, j'essaie de donner, je préfère d'ailleurs donner plutot que de recevoir... J'essaie de toujours pouvoir me regarder dans une glace, c'est à dire correspondre à ce que je suis, mais pour le reste, je souhaite communiquer de la joie, véhiculer du bonheur tant qu'à faire se peut...
Donc - fais la fête avec ta famille, j'en ferai autant avec les miens, autour d'un petit repas, et le père noel passera pour mes petites filles pour ma plus grande joie... et à voir leur contentement dans leurs yeux, tu es automatiquement récompensé de tous les efforts de la vie bisous ANTONIO joyeux noel

Ev disse...

Eso que hiciste es lo que es bueno de ésta época. Tiempo de reflexión. He visto post de Navidad en varios espacios y todo el mundo piensa en reflexiones diferentes. Interesante que tu hiciste incapié en lo gastronómico.
Feliz Navidad para ti.

cathoune disse...

Coucou - c'est moi qui revient - merci pour tes bons voeux, à mon tour de t'adresser les nôtres...
Eugénio est en train de préparer les bûches de noel (bûches patissière)... pour demain soir...

GROS BISOUS à toute ta petite famille...
Mets des photos sur ton blog de ton réveillon... Que je vous vois, un peu..
Ton père noël, sur ton post, il a l'air méchant... c'est pas méchant un père noel

Atención Primaria Vigo disse...

Ey bom natal!

scythia disse...

tanti auguri di Buon Natale!!!!! ciao!!!!!

Enviar um comentário

 
Home | Gallery | Tutorials | Freebies | About Us | Contact Us

Copyright © 2009 Devaneios de Vida |Designed by Templatemo |Converted to blogger by BloggerThemes.Net

Usage Rights

DesignBlog BloggerTheme comes under a Creative Commons License.This template is free of charge to create a personal blog.You can make changes to the templates to suit your needs.But You must keep the footer links Intact.